Quando trocar Prótese de Silicone
- Fabricio Francischone
- 30 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

A cirurgia mais procurada no quesito estético, pelas mulheres brasileiras, é o aumento dos seios através do implante de próteses de silicone. No entanto, uma das maiores dúvidas das pacientes que desejam fazer a cirurgia ou mesmo as que já fizeram é: Daqui a quanto tempo devo trocar minhas próteses? É mesmo necessária a troca?
Estima-se que as próteses mais antigas, implantadas nos anos 80 ou 90, durem cerca de 10 anos. Elas duravam menos porque eram mais lisas e o silicone mais líquido, isso levava a um grau maior de complicações e distorções da prótese.
Com relação às próteses atuais, feitas de gel coesivo, geralmente não necessitam ser trocadas tão cedo, porém ideal uma avaliação completa a cada 10 anos seja necessária.
Então quando é necessário trocar?
É importante lembrar que deve ser feito um acompanhamento anual, com exames como ultrassom e mamografia, ou na presença de qualquer desconforto, deve-se procurar um médico.
A troca deve ser feita em algumas situações, independente do tempo, como por exemplo:
Contratura capsular – Cápsula é o nome dado a cicatriz interna que se forma ao redor da prótese, essa cicatriz tende a se contrair com o passar do tempo o que pode levar a alterações na forma das mamas ou dor.
Ruptura – As próteses atualmente estão mais resistentes e o tipo de silicone usado (em forma de gel coesivo) diminui a chance de ter uma ruptura. Caso a ruptura ocorra, algumas vezes ela nem é percebida pois o silicone é bem mais consistente. Por isso é tão importante o acompanhamento regular com exames.
Seroma – É uma complicação que pode ocorrer após qualquer cirurgia e é caracterizada pelo excesso de líquido que fica retido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação.
Desejo de aumento da prótese – No caso de desejar aumentar o tamanho das próteses atuais, é necessário que seja feita a troca por próteses maiores, lembrando que é muito importante conversar com o cirurgião antes de tomar qualquer decisão.
Se nenhuma das situações acima se apresentar, a prótese de silicone não precisa ser trocada, independentemente da data em que ocorreu a sua colocação.
Comments